Chegando na Grande Barreira de Corais da Austrália

Como Chegar na Grande Barreira de Corais da Australia

       A maior e mais incrível região de corais do mundo. “The Great Barrier Reef”: Assim chamada a Grande Barreira de Corais da Austrália que pode ser vista por satélites, de tão imensa que é esse extraordinário recinto, responsável por abrigar uma grande variedade de espécies da vida marinha, incluindo até aparições dos temidos crocodilos de água salgada.

       Sempre que ouvia falar da Grande Barreira de Corais da Austrália, seja em conversas com amigos ou em programas do Discovery Channel, mas nunca passou pela minha cabeça de ir até lá, pois pensava que era algo inalcançável, de tão surreal que é esse lugar. Um grande exemplo disso foi quando estava me planejando para viajar pela Austrália e a decisão de explorar a “The Great Barrier Reef” foi determinada aos 45 minutos do segundo tempo quando a coloquei no lugar da experiência do deserto do “Outback” que vivenciaria os arredores do Uluru no Centro da Austrália.

        Cairns é o ponto de partida para aqueles que vão atrás do objetivo de visitar esse paraíso aquático. É uma cidade bem pequena ao meu ver, que fica ao Nordeste do país do canguru. O que aquece e movimenta de fato a cidade é o turismo da Grande Barreira de Corais.

Dicas de Viagens: Cairns Australia - A grande barreira de corais
Centro de Cairns com pouquíssimos prédios

       O aeroporto de Cairns apesar de receber voos internacionais, é um tipo de aeroporto mais simples quando comparado aos de Sydney, Brisbane ou de Melbourne. Não existe nenhum tipo metrô ou trem que liga o centro de Cairns com o aeroporto. O jeito é esperar o ônibus público, ou pegar um taxi ou Uber para chegar ao hotel / hostel. No meu caso, eu cheguei bem tarde de Melbourne, era quase 01:00am e o aeroporto estava muito deserto, então peguei um uber e fui direto para meu alojamento.

    Apenas uma breve informação:  Para comprar passagens aéreas domésticas da Austrália você tem duas opções: Pode pesquisar diretamente no site das companhias ou entrar no site www.cheapoair.com que reúne todas as empresas aéreas que fazem os voos domésticos e seleciona automaticamente os mais baratos. Minha passagem de Melbourne para Cairns por exemplo custou apenas 59 USD + 15USD (pelas bagagens despachadas) na companhia Tiger Air. Achei muito barato o valor por causa da distância longa entre as duas cidades levando em consideração que assim como o Brasil a Austrália também é um país de dimensões continentais. 

Dicas viajando pela australia: Cairns e a grande barreira de corais

        É muito importante escolher um lugar para ficar o mais perto possível de onde saem os barcos que fazem os passeios de dia todo para a Grande Barreira de Corais, Pois os embarques começam muito cedo (5 / 6 horas da manhã), afinal de contas, os corais ficam relativamente longe da costa e se alojando muito próximo, é possível chegar a pé mesmo até o check-in da empresa de onde você vai fazer o passeio.

         Em relação aos tickets dos passeios de barco para a Grande Barreira de Corais da Austrália, você pode estar adquirindo pela internet ou comprando na hora do check-in. Perto da Marina de onde estão os barcos, existe um pequeno shopping em que as empresas vendem os bilhetes para a Barreira. Meu conselho é que compre antes pela internet pois a procura é muito grande e há o risco de não ter vaga no dia. Eu por exemplo fui no inverno, período em que o tempo pode fazer bastante sol, porém o vento e a água do mar são congelantes e mesmo assim estava bastante movimentado de pessoas comprando os bilhetes nas empresas responsáveis pelos passeios.

        A empresa que eu escolhi foi a Down Under⛵. Eles foram incríveis. Equipe super divertida e atenciosa. Teve música ao vivo australiana, comida típica com o verdadeiro Churrasco a “La Barbecue” com frutos do mar. Realmente foi muito divertido. Se eu não me engano foi um custo total de 55 USD por tudo isso.

         Apesar de Cairns possuir uma exuberante natureza ao seu redor, a praia da orla é imprópria para banho, não por causa de poluição ou algo do tipo, mas por causa da própria natureza se manifestando. A água da praia assim como a faixa de areia são perigosas por causa dos crocodilos de água salgada (Saltwater Crocodiles) e água também é recheada de águas vivas. Há casos bem comuns desses crocodilos aparecerem também na Grande Barreira de Corais 😬.

        Mas que não seja por falta de água da praia não significa que você não vá se divertir em Cairns. Na orla mesmo, próximo da faixa de areia, tem a piscina pública que é uma atração da cidade, não precisa pagar nada para entrar, é tão pública que a piscina não possui grades ou alambrados, é só chegar e mergulhar! Simples assim😎.

Explorando a grande barreira de corais da australia

        Debaixo d’água é tão incrível que você meio que acaba esquecendo do frio congelante ou do medo de encontrar algum crocodilo nadando perto. Pelo menos para mim a sensação é de uma paz profunda. Sempre faço a analogia do deserto e do oceano: Apesar de serem lugares totalmente antagônicos entre si, eu sinto a mesma sensação de paz 🕊️ em ambos, aquele silêncio absoluto, não ter que escutar o caos e o barulho do mundo lá fora, apenas sentir o silêncio e ao mesmo tempo o som da natureza.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *