Como conhecer as principais ilhas da Tailândia

Dicas de viagem na Tailandia conhecendo as ilhas Dicas de viagem na Tailandia conhecendo as ilhas Dicas de viagem na Tailandia conhecendo as ilhas

A Tailândia possui algumas das mais belas praias não só do sudeste asiático, mas de todos os continentes. Eu particularmente gosto muito mais da região do Norte, pois é possível realizar uma imersão na cultura e nos costumes do povo tailandês. Por outro lado a região Sul que obviamente é mais turística por causa das praias e das ilhas, infelizmente não consegue-se ter a mesma experiência cultural que no norte. Sempre que me perguntam sobre dicas e sugestões de roteiro para a Tailândia, eu aconselho dividir o roteiro 40/60 ou 30/70 (maior parte para o sul já que é o desejo principal de quem vai para lá). Como de resumo já feito inclusive em outro post, o necessário para fazer uma viagem para a Tailândia, nós brasileiros precisamos basicamente de um passaporte com no mínimo 6 meses de validade e um certificado internacional da Anvisa que comprova que você tomou a vacina contra febre amarela no intervalo de 10 anos. A respeito de dinheiro, é aconselhável levar dólares para trocar por baths (moeda local) já quando estiver lá. A logística para conhecer as principais ilhas da Tailândia segue uma estratégia bem simples: A nossa base usada é Krabi. De Bangkok, como ponto de partida, você pode escolher alguns meios de transporte como trem, ônibus ou avião. Viajar de trem pela Tailândia pode ser uma experiência bem legal, mas dos três meios é o menos confortável, os trens são muito velhos, fazem bastante barulho e já vi vários momentos em que peguei o trem, passageiros sentados no chão porque não tinha mais assentos, e inclusive eu mesmo, já fiquei sem assento pois tinha cedido o meu para uma pessoa mais velha poder sentar. O outro meio que é o ônibus pode ser uma opção bastante viável se caso você tem tempo suficiente para queimar com deslocamentos. Eu lembro da primeira vez que estive na Tailândia, fiquei aproximadamente um mês, visitando cidade por cidade, descendo de ônibus atrás de ônibus, e em várias rodoviárias percebi o tanto de tempo gasto apenas com deslocamento faria uma diferença gritante no balanço final da viagem.

Diagrama das ilhas da Tailândia

Principais pontos e Ilhas do Mar de Andaman e Golfo da Tailândia

      A distância entre Bangkok e Krabi é de aproximadamente 800km. (É bastante chão). Mas dependendo do tempo que você tem a disposição e orçamento, ônibus é uma opção muito viável. E por último tem a opção de ir de avião. O trajeto doméstico é operado por duas lowcosts no país: Nokair e Airasia, geralmente a Airasia que opera voos internacionais para Austrália, Indonésia e Malásia por exemplo costuma ter tarifas mais atrativas do que sua concorrente. Antes de começar de fato, quero lembrar que essa estratégia segue o foco das ilhas do mar de Andaman e não da outra costa onde ficam as três ilhas de KohTao, koh samui e koh Phangan que é onde acontece a festa de lua cheia: Full moon party.
Independente de escolher entre avião, ônibus ou trem para Krabi. A estratégia segue a mesma. As estações rodoviárias e ferroviárias ficam próximas do centro da cidade de Krabi, somente o aeroporto que fica um pouco mais afastado mas que não é nenhum problema visto que no próprio aeroporto muitos ônibus e vans partem para o centro e para Ao Nang Beach. Aliás uma coisa que é válido lembrar que o trajeto de entre Bangkok e Krabi de avião pelo menos para mim foi uma experiência e tanto. As paisagens de janela do avião são de tirar o fôlego. É possível ver muitas ilhas e águas esverdeadas e chegando em Krabi dá para ver os paredões de rocha terminando no mar.  Me lembrou muito filmes como King Kong.
Chegando em Krabi, do aeroporto ou do centro da cidade, é preciso pegar o ônibus que vai para Ao Nang Beach, é justamente onde você vai ficar hospedado seja em hotel ou hostel para se fazer todos os passeios das ilhas. Não cometa o erro de se hospedar no centro da cidade de Krabi, é um grande erro, pois não fica tão próximo da praia. Ao Nang Beach é recheado de hotéis, hostels, bares e restaurantes ao longo da orla. É muito agitado durante a noite, principalmente por possuir lugares com música ao vivo e mini agências que vendem os passeios para as ilhas.
Em relação aos passeios de barco, existem praticamente dois tipos: speed boat ou longtail. Longtail é o barco de madeira (monomotor) que é bem lento em relação ao speed porém bem mais barato. Os passeios partindo de Krabi chegam nas seguintes ilhas como:

Praia de Poda Island - Dicas de viagem Tailandia

Praia de Poda Island – Krabi

A Poda Island é uma ilha cuja sua principal característica e a falésia (A rocha alta ao fundo da ilha), além disso conta com águas super cristalinas e uma vista surreal do continente tailandês, é uma ilha perto de Ao Nang Beach. Geralmente o passeio para essa ilha é realizado junto com outras como Chicken, Tup e Phra Nang. Na minha opinião, Poda Island é uma ilha que não pode faltar no roteiro.

Praia de Maya Bay - Koh Phi Phi

Praia de Maya Bay – Koh Phi Phi

O que dizer de Phi Phi. A ilha mais famosa e cobiçada da Tailândia é ao mesmo tempo a mais longe partindo de Krabi. Fica basicamente na metade do caminho entre Krabi e Phuket. A imagem acima representa a Praia de Maya Bay na ilha de Koh Phi Phi Lee, onde foi palco do filme com Leonardo Dicaprio “A Praia” .  A ilha vizinha se chama Koh Phi Phi Don, é onde ficam muitos hotéis e resorts. Vale muito a pena pelo menos passar uma noite lá para se chegar mais cedo em Maya Bay assim evitando multidões de turistas chineses. Lembrando que assim que chegar em Maya Bay é preciso pagar uma taxa de aproximadamente 400bahts para poder visitar a ilha. Se eu não me engano Bamboo Island também cobra essa mesma taxa. Então não esqueça de levar o dinheiro da moeda local pois lá não tem maquina de cartão. Ainda em Maya Bay, na parte periférica da ilha tem a praia que é uma atração a parte recheada de macacos: Monkey Beach, onde é possível interagir com todos eles. E por fim na parte de trás da ilha tem um lugar reservado para mergulho e poder observar a vida marinha.

Dicas de viagem - Phra Nang por do sol

Phra Nang por do sol no final da viagem

Essa praia que na verdade não fica em nenhuma ilha, fica no continente mesmo, foi uma feliz surpresa, confesso que o tempo ajudou bastante, sol e sem nuvens com um céu completamente limpo. Nunca vou esquecer o por do sol daquele lugar. Phra Nang fica atrás de Railay. A gigantesca falésia de Railay Beach é o que divide esses dois lugares. A água da praia de Phra Nang não é tão transparente por causa da quantidade de ondas que fazem com que a água fique agitada, mas o seu cenário que se une com a densa floresta das mais altas falésias é o que deixa esse lugar bem surreal.

tailandia dicas de viagem. chegando na ilha de hong island

Praia da Ilha de Koh Hong Island.

Definitivamente essa é a minha ilha preferida de todas. Relembrando basicamente o dia em que estive no paraíso (não que as outras sejam 😉 ) Hong Island, assim se chama a ilha que para mim é a mais incrível da Tailândia. Não tão famosa quanto Phi Phi, mas perfeita tanto quanto. Um lugar ideal para aproveitar e se conectar com a natureza. Quando estive nessa ilha, foi um verdadeiro privilégio. Não havia mais ninguém. Um absoluto silêncio. Só a natureza ao redor. Uma bênção sem fim 😍😍. Não esquecer de mencionar que essa ilha também tem taxa para pagar assim como Phi Phi e Bamboo.

Praia de paradise island - vizinha de hong island praias da tailandia

Praia de paradise island – vizinha de hong island

Para quem vai fazer o passeio para a ilha de Hong Island, a Paradise já está incluída no roteiro, pois é bem próxima uma da outra. Possui uma praia bem estreita por sinal como pode se ver na imagem acima, porém a vista ao fundo é incrível o que mostra algumas ilhas e outras falésias da região.

Praia de Railay Beach - Krabi

Praia de Railay Beach – Krabi

     Railay Beach é praticamente vizinha de Ao Nang Beach. Barcos de longtail transportam turistas para lá com bastante frequência, pois essa praia possui alguns poucos hotéis e resorts. A falésia ao fundo é um dos cartões postais da Tailândia que em seus pés é cercado de águas esverdeadas. Não precisa pagar nenhum passeio para ir para lá, apenas comprar um ticket de ida e volta é o suficiente.
    Em relação as ilhas do Golfo da Tailândia (Koh Tao, Phangan e Samui), o ideal é passar a noite em uma dessas ilhas pois fica muito longe de Krabi. No meu caso, Peguei um ônibus em Ao Nang Beach para Surathani e no porto de lá peguei um ferry para Koh Tao, pois queria muito fazer o curso de mergulho com cilindro de lá. O interessante é que o mesmo ferry que parte de Surathani atraca em todas essas três ilhas no mesmo percurso.
   Uma consideração muito importante a se fazer é que a época do ano que em que você vai para a Tailândia faz toda a diferença na sua viagem. Existem dois componentes que devemos se desviar: Chuvas e Turistas. Entre Novembro a Março é uma época boa em relação ao tempo, pode ocorrer chuvas mas a chance são mínimas, por outro lado tudo é cheio e lotado de turistas principalmente chineses. Entre começo de Junho a Setembro, não se deve ir para lá. Chuva e tempestade na maioria dos dias, inclusive hotéis e restaurantes em Krabi fecham as suas portas durante esse período. Entre Abril e metade de maio é a época ideal na minha opinião: Tempo bom e sem muitos turistas. No meu caso, na última vez que estive lá foi nessa época, dos quase 30 dias posso dizer que choveu apenas em 3 ou 4 e foi só pela noite, amanhecendo no dia seguinte com um sol radiante. Já estive uma vez em Setembro a Outubro na Tailândia e também nessa ocasião choveu raríssimas vezes, mas quando choveu alagou tudo na cidade 😬. Chuva é uma coisa relativa, mas de qualquer forma evite Junho a Setembro, é tempo ruim na certa 😒.
Dicas de viagem Tailiandia, Praias e ilhas

Dia de muita Chuva ☔(Setembro) Tudo alagado. Nunca tinha visto tanto rato 🐭 nadando junto, e todo mundo achando engraçado 🤣

Para se preparar para uma viagem rumo à Tailândia não deixe de ler esse post aqui 🤗. (O que saber antes de ir para a Tailândia)
Dicas de fotografia paisagens e viagens
No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *